RUGAS: Saiba como preveni-las

Serão as rugas um fator genético?

Para quem pensa que as rugas são apenas um fator genético, engana-se.

As rugas são determinadas pelo DNA, mas principalmente por outros fatores, como o estilo de vida ou como o cuidado que damos à nossa pele.

É impossível evitarmos para sempre as rugas, mas é possível adiar o seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Quando não há cuidados com a pele, as rugas podem começar a surgir a partir dos 25 anos.
Se herdar da sua família alguns aspectos da pele, mas tiver os devidos cuidados com a sua pele, conseguirá retardar esses mesmos sinais de envelhecimento.

Como surgem as rugas?

As rugas são sinais de envelhecimento que promovem a redução da espessura da pele, devido à diminuição da produção de colágeno e das atividades musculares, causando as linhas de expressão e «pés de galinha».

Para além deste processo normal de envelhecimento da pele, os fatores externos contribuem em maior parte para o surgimento das rugas.

90% do envelhecimento externo, é provocado pelos raios ultravioletas, sendo importante em primeiro lugar, proteger todos os dias a pele.
Outros fatores como a poluição, o stress, a má alimentação, a privação do sono e a falta de hidratação da pele, vão contribuir para o envelhecimento precoce da pele.

Para prevenir as rugas, deve portanto, dar o máximo de cuidado e atenção à sua pele.

POLUIÇÃO – Cada vez mais o ar se encontra poluído com gases nocivos. A pele acaba por absorver essas mesmas toxinas, oxidando as células e acabando por as envelhecer. É importante proteger a pele e fazer uma boa limpeza, de forma a remover todas as impurezas.

EXPOSIÇÃO SOLAR – A exposição solar é a principal causa do envelhecimento da pele, uma vez que a radiação solar penetra na pele, danificando as células e consequentemente, aumentando as rugas. Deve utilizar protetor solar diariamente, com fator de proteção entre 30 e 50, mesmo quando não está exposta ao sol.

STRESS – Quando está stressada as expressões faciais aumentam, provocando linhas marcadas. Além disso, o stress faz com que o corpo priorize os nutrientes e o oxigénio para outros órgãos, reduzindo assim a capacidade de renovação celular da pele e da produção de cologénio.

LIMPEZA – A limpeza da pele, é o primeiro cuidado que devemos ter todos os dias, uma vez que ajuda a remover todos os resíduos acumulados na pele, que causam o envelhecimento. Deve assim, lavar o rosto de manhã e à noite e remover sempre a maquilhagem antes de ir dormir.

HIDRATAÇÃO – É essencial hidratar a pele todos os dias, de manhã e à noite. Com o envelhecimento a pele começa a ressecar e se ainda estiver desidratada, apresentará ainda mais flacidez e rugas. Além disso, a hidratação também protege das agressões externas, com o vento, frio, etc.

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL – Ter um estilo de vida saudável, é quase suficiente para ter uma pele fantástica e livre de rugas. Deve portanto dormir bem, fazer exercício, não fumar, beber muita água e ter uma dieta equilibrada onde inclua alimentos ricos em antioxidantes.

This entry was posted in Blog and tagged .