Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória desencadeada pela dilatação de vasos sanguíneos à superfície da pele, que afeta sobretudo as maçãs do rosto, o nariz, a testa, o queixo e também a zona ocular.
Geralmente surge em peles mais sensíveis, mais finas e mais claras, em idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos de idade e sobretudo em mulheres.
Esta doença, para além da visível vermelhidão, também se pode manifestar através de borbulhas, ardor, comichão, sensação de picadas e o repuxar da pele. Pode estar relacionada com alguns sintomas que tendem a aparecer no nosso quotidiano, como por exemplo as alterações ambientais e alguns sintomas emocionais.
Sendo a nossa pele o maior orgão do corpo e estando muitas vezes exposta às agressões do exterior, devemos protegê-la ao máximo, evitando alguns maus hábitos.

OS FATORES

Infelizmente a rosácea não tem cura mas podemos prevenir e atenuar alguns sintomas. Esta doença tende a agravar-se ou a desencadear-se mais rapidamente quando enfrentamos algumas situações intensas no nosso dia a dia. A exposição solar excessiva, as mudanças bruscas de temperatura, o consumo de bebidas álcoolicas, o consumo de alimentos picantes, o stress psicológico, a ansiedade e também as alterações hormonais (menopausa), são algumas das causas para que a rosácea se manifeste.

PELE BONITA E SAUDÁVEL

A pele com rosácea carece de cuidados especiais e redobrados. É importante manter um rotina de beleza simples mas completa, evitando ao máximo o uso de muitos produtos em simultâneo. Deve-se lavar o rosto com água morna e usar produtos de higiene sem sabão e com um pH neutro. Cremes hidratantes mais ricos e um fator de proteção tornam-se indispensáveis, assim como a aplicação de maquilhagem corretiva (normalmente de cor verde ou castanha), que ajuda a neutralizar os tons avermelhados. Lidar com a rosácea não é fácil e por isso, em casos mais graves, implica a avaliação de um especialista.