Pele Atópica

O QUE É UMA PELE ATÓPICA?
A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, não contagiosa e desencadeada por diversos fatores, caraterizada por uma pele seca ou muito seca, manchas vermelhas e pequenas bolhas de água, que causam muita comichão e desconforto. As áreas mais afetadas variam de acordo com a idade, sendo que as mais comum são a testa, as maçãs do rosto, pescoço, pálpebras, torso, cotovelos e ainda as dobras do joelho. A dermatite atópica não tem cura; no entanto, pode ser tratada e amenizada com os tratamentos certos. Descubra quais as causas e os cuidados a ter com uma pele atópica.

 

CAUSAS E SINTOMAS

Na maior parte das vezes, a atopia tem início durante a infância; normalmente, quem sofre desta condição, costuma apresentar problemas alérgicos como a asma, a rinite alérgica e eczema. No entanto, esta inflamação da pele pode surgir em qualquer idade. Os principais sintomas são o ressecamento da pele e comichão, sendo que podem surgir outros sintomas como o inchaço na pele, descamação, lesões cutâneas e alteração da cor da pele. Devido ao ressecamento, comichão e feridas, há maior risco de uma infeção na pele, piorando os sintomas e dificultando o tratamento.

CUIDAR E PREVENIR

Todas as peles atópicas têm algo em comum: deficiência de lípidos e falta de hidratação e é por isso que os cuidados precisam obrigatoriamente de ser redobrados. Desta forma, a hidratação diária é fundamental para restaurar e acalmar a pele, evitando produtos com cor e cheiro. Para além disso, toda a roupa que esteja em contacto com a pele deverá ser de algodão, evitando lavá-la com produtos com lixívia e amaciadores.
Os anhos devem ser rápidos, com água morna e sem produtos agressivos.